Saltar para os conteúdos

Quartéis

As infraestruturas operacionais do Corpos de Bombeiros constituem-se como um instrumento aglutinador de vontades nas comunidades em que se encontram inseridas, porquanto proporcionam o encontro e o voluntariado.

 

Neste pressuposto, nos últimos anos as AHB, de modo próprio ou através de cofinanciamento comunitário, têm investido na reformulação ou construção ex novo dos quarteis dos seus corpos de bombeiros.

 

Ajustam-se áreas, adequando-as à nova realidade operacional, renovam-se outras, otimizando-se as novas tecnologias, constroem-se novos edifícios, mas promovendo sempre a comodidade dos seus utilizadores e o aumento da operacionalidade dos edifícios.

 

É neste paradigma que o Programa de Apoio Infraestrutural (PAI), aprovado pela Portaria n.º 143-A/2016, de 16 de maio, retificada pela Declaração de Retificação n.º 12/2016, de 8 de julho, define as condições a que devem obedecer os projetos de remodelação, ampliação e construção de instalações de corpos de bombeiros.

 

Desde a escolha do terreno até à conclusão das obras a ANEPC é parceira das AHB, num primeiro momento emitindo parecer técnico sobre o terreno destinado à construção, posteriormente analisando e emitindo parecer sobre a conformidade dos projectos com o programa brase (obras grupo I e obras grupo II) e por fim fazendo o aconselhamento e acompanhamento dos trabalhos.

 

No último quadro comunitário de apoio foram cofinanciadas 67 intervenções, distribuídas conforme mapa abaixo, num investimento total superior a 25 milhões de euros.