Saltar para os conteúdos

Missão, visão e valores

A Força Especial de Proteção Civil é um corpo de intervenção especializado na área da proteção civil, integrado na estrutura da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

A FEPC tem por missão a execução de ações de prevenção e resposta em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe, bem como de recuperação da normalidade da vida das comunidades afetadas, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, estando apta a intervir em território nacional ou no contexto de missões internacionais.

 

Dotada de estrutura e comando próprio, a Força insere-se no dispositivo operacional da ANEPC e depende operacionalmente do Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil. Está organizada em unidades operacionais e unidades especializadas.

 

O comando da FEPC dispõe de instalações próprias, com a sede do Comando, o centro de operações, o centro de formação e treino, e a base de apoio logístico, sediados em Almeirim, no distrito de Santarém. A FEPC tem ainda bases permanentes localizadas em Guimarães, Famalicão, Trancoso, Valezim (Seia), Unhais da Serra (Covilhã), Sobreira Formosa (Castelo Branco), Portalegre, Almeirim, Montijo, Estremoz e Moura. Dispõe atualmente de um efetivo de 217 operacionais.

 

 

ATRIBUIÇÕES

– Proteção e o socorro às populações em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe, por causas provenientes da ação humana ou naturais, através da realização de ações de prevenção, de resposta, de apoio ou de recuperação;
– Prevenção e o combate a incêndios rurais;
– Coordenação aérea no combate a incêndios rurais;
– Busca e salvamento;
– A resposta a cheias e inundações;
– Apoio à decisão operacional das estruturas de direção e comando;
– A operação de telecomunicações de emergência;
– Colaboração em ações de prevenção estrutural;
– Apoio logístico em operações de proteção civil;
– Formação especializada e credenciada em valências relacionadas com a proteção civil;
– Sensibilização e divulgação nas áreas de proteção civil;
– Participação em missões internacionais de proteção civil.

 

A FEPC pode, para o cumprimento das suas atribuições, adotar as medidas e utilizar os meios necessários e adequados, nomeadamente operar maquinaria pesada e aeronaves não tripuladas, bem como efetuar operações helitransportadas.

 

VISÃO

Afirmar a Força como uma entidade de proteção civil de referência, disciplinada, organizada, respeitada e prestigiada, projetando-se pela eficácia e profissionalismo das suas intervenções, em ordem à proteção dos direitos e interesses legalmente consagrados dos cidadãos, no âmbito de missões de proteção e socorro.

 

VALORES

​– Disponibilidade permanente para a missão;

– Trabalho em equipa multidisciplinar;

– Cultura de exigência;

– Qualidade e eficácia da intervenção;

– Rigor, disciplina e profissionalismo;

– Dedicação, competência, produtividade e responsabilização dos seus bombeiros;

– Ética profissional;

– Bom relacionamento interpessoal. ​​