Saltar para os conteúdos

Saúde Ocupacional dos Bombeiros

O projeto de investigação intitulado “4FirHealth”, desenvolvido pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, ao qual a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil se associou desde a primeira hora,  tem vindo a analisar a exposição ocupacional no combate a incêndios e efeitos precoces na saúde das forças operacionais.

Um dos produtos deste projeto é o Guia de Boas Práticas - Descontaminação Após Incêndios, que pretende, de forma prática, disseminar procedimentos a adotar pelos bombeiros durante e após um incêndio, bem como melhorias a implementar no Ambiente de quartel.

Este trabalho foi financiado pelo projeto 4FirHealth através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com fundos nacionais.

 

 

O Manual Promoção da Saúde e de um Estilo de Vida Saudável nos Bombeiros Portugueses, de 2018, da autoria da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional de Emergência e de Proteção Civil (ANEPC), pretende sensibilizar esta população para a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

 

A atividade praticada pelos bombeiros, quer sejam voluntários ou profissionais, apresenta níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema, requerendo permanente disponibilidade e adaptação, pelo que pensar a saúde dos bombeiros numa perspetiva preventiva, protetora da sua saúde, trará seguramente ganhos pessoais com implicações no desempenho da sua atividade.


Este manual constitui-se como uma ferramenta de suporte para que Bombeiros ou Corpos de Bombeiros possam, com o apoio de profissionais da saúde, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias e boas práticas para a adoção de um estilo de vida saudável, podendo as recomendações apresentadas serem utilizadas para iniciativas, projetos ou ações a realizar.


No decurso deste trabalho, foi promovida pela ANEPC, em novembro de 2021, uma consulta nacional ao qual responderam cerca de 4000 bombeiros de Portugal continental, que teve por objetivo conhecer os seus estilos de vida, os comportamentos relativos à sua saúde e segurança.

 

 

 

 

Bombeiros com um estilo de vida saudável e em boas condições físicas encontram-se em melhores condições para lidar com as exigências e os desafios que diariamente enfrentam, bem como diminuem as probabilidades de virem a sofrer acidentes e lesões músculo-esqueléticas em serviço.


O Programa Saúde +, resulta da consulta aberta junto dos Bombeiros, onde se identificaram bons índices de satisfação com a atividade praticada enquanto Bombeiros, mas também a fatores de risco para a saúde como o excesso de peso, baixos índices de atividade física e dificuldades de gestão de stress.
Pretende-se atuar preventivamente em três áreas principais:

  • Atividade física e ergonometria
  • Nutrição – alimentação e hidratação
  • Gestão do stresse

 

Tendo por objetivo identificar e disseminar as boas práticas já desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros, conjugá-las com o conhecimento científico, de forma a vir a disponibilizar um plano funcional integrado para os bombeiros Portugueses, com vista à adoção de estilos de vida saudáveis, com utilidade e aplicabilidade direta nas diversas operações.

 

 

 

O Manual para a Promoção da Saúde Psicológica dos Bombeiros pretende ser uma ferramenta de suporte para que Bombeiros possam, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse, não só em tempos de Pandemia, mas também aplicável a outras situações e outros contextos de emergência.

 

 

Os Bombeiros estão na linha da frente a prestar socorro, realizando o transporte de pessoas com doença, urgentes e não urgentes, e a responder a outras emergências que surgem todos os dias.
Ao longo deste manual, que está disponível aqui, são apresentadas diferentes estratégias que podem ser adotadas para prevenir doenças do foro psicológico e promover a saúde dos Bombeiros cuja atividade apresenta níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema.


A natureza do trabalho dos bombeiros coloca-os numa posição de risco, aumentando a sua vulnerabilidade ao vírus e a problemas de saúde psicológica que decorrem dessa exposição, por exemplo, ansiedade, medo de ser contaminado ou de contaminar familiares e amigos, stresse, sintomas depressivos, problemas de sono ou burnout.


Estes problemas, por seu turno, têm um impacto significativo na forma como estes operacionais desempenham o seu papel, pelo que é fundamental que os bombeiros compreendam a forma como o seu contexto de trabalho pode afetar o seu bem-estar e a sua saúde psicológica e possam aprender estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse.


Nesse sentido, durante a Pandemia COVID-19, a ANEPC e a Ordem dos Psicólogos Portugueses elaboraram um conjunto de informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros, que podem também ser adequadas para todos os operacionais de emergência com funções semelhantes.