Saltar para os conteúdos

Boas Práticas de Resiliência em Infraestruturas Críticas - Setor Privado e Empresarial do Estado

Plataforma Nacional de Redução de Risco de Catástrofes

No âmbito da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes, foi criado um Grupo de Trabalho constituído maioritariamente por entidades pertencentes ao Setor Privado e Setor Empresarial do Estado, com o objetivo de proceder a uma recolha e partilha de boas práticas de resiliência das suas infraestruturas.


Esta iniciativa teve por base a constatação do papel incontornável que o setor privado tem vindo a assumir na construção de sociedades progressivamente mais resilientes e sustentáveis. Com efeito, é o setor privado que detém e ou opera uma larga maioria das infraestruturas que asseguram o fornecimento de bens e serviços vitais para o normal funcionamento das comunidades que servem. O resultado da reflexão, pesquisa e análise efetuada no Grupo de Trabalho traduziu-se no manual Boas Práticas de Resiliência em Infraestruturas Críticas - Setor Privado e Empresarial do Estado que procura reunir um conjunto de recomendações e boas práticas no âmbito da resiliência organizacional, ilustradas por casos de estudo que exemplificam a implementação de medidas de reforço da resiliência por parte dos operadores. A adoção destas boas práticas contribui para que as organizações reforcem a sua capacidade de permanecer em funcionamento em situações de acidente grave ou catástrofe, aumentando assim o grau de fiabilidade dos serviços que prestam.


Este manual pretende servir de estímulo à criação de uma cultura nacional de resiliência, ampliando a perspetiva tradicionalmente existente, assente na continuidade de negócio, para uma visão mais abrangente, centrada na manutenção da prestação de serviços vitais à sociedade e na redução dos impactos de uma disrupção. Até porque, muitas vezes, basta a implementação de programas e procedimentos simples para incrementar consideravelmente a resiliência.