Terceira edição da publicação “Cidades Resilientes em Portugal”, regista a adesão de todos os municípios da região do Algarve, bem como do Município de Mirandela, ao grupo que agora perfaz 27 municípios nacionais aderentes à rede internacional da Campanha “Cidades Resilientes”, lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas.
O número cada vez mais expressivo de municípios aderentes a esta campanha, demostra um claro compromisso do nível local na promoção da resiliência das nossas comunidades, contribuindo de forma inequívoca para a prossecução das prioridades e objetivos definidos no Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, cujos princípios orientadores destacam a importância do envolvimento do nível local na implementação de medidas que contribuam para uma gestão mais adequada do risco de catástrofes.
A Campanha “Cidades Resilientes” regista mais de 4000 cidades a nível mundial. A adesão dos municípios portugueses a esta rede coloca-os numa posição privilegiada, através da qual, juntamente com os seus congéneres estrangeiros, terão acesso a instrumentos de capacitação e a iniciativas que promovem a troca de conhecimentos que visam contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras tendentes a reduzir o risco de catástrofe.
Esta publicação tem por objetivo testemunhar o trabalho empenhado, evidenciando as iniciativas
desenvolvidas, ou em curso, por parte destes muni-cípios, juntamente com os parceiros locais dos diversos setores, na redução dos riscos a nível local.