Saltar para os conteúdos

Notícias e Comunicados

20.01.2025

ANEPC avisa população por SMS

Na sequência da decisão de elevar o nível do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, a ANEPC emitiu um aviso por SMS para informar a população dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Beja e Faro, para a situação de risco de cheias e inundações.   O recurso a este sistema de aviso está previsto no Decreto-Lei nº 2/2019, de 11 de janeiro, o qual instituiu o Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População. A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246, disponível esta sexta-feira), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem.   O SMS não tem quaisquer custos para o utilizador e não requer qualquer adesão por parte do mesmo.   Mais informação aqui.
17.01.2025

Tomada de posse do novo Presidente da ANEPC

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, presidiu no dia 16 de janeiro à Tomada de Posse do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Dr. José Manuel Moura, no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, acompanhado da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.   José Manuel Moura, perito internacional certificado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil e pelas Nações Unidas, foi comandante nacional da ANEPC entre 2012 e 2017, tendo também participado na comissão técnica independente criada pela Assembleia da República para analisar os incêndios de 2017.   Natural das Caldas da Rainha, José Manuel Moura, 62 anos, foi ainda comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria entre 2004 e 2012, participou em várias missões internacionais no âmbito da proteção e socorro, como perito de avaliação e coordenação e como ‘team leader’.   No final da cerimónia, José Manuel Moura deslocou-se à ANEPC, acompanhado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, para a sessão de boas-vindas e apresentação de cumprimentos a todos os colaboradores.   ©️mai/anepc
20.12.2024

Apresentação do Dispositivo da Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apresentou hoje, dia 20 de dezembro, na Torre (Serra da estrela), o Dispositivo Conjunto de Operações de Proteção e Socorro para resposta a situações de emergência no Maciço Central.   A Serra da Estrela, pelas suas características próprias, é um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental, atraindo todos os anos, principalmente durante o inverno, milhares de pessoas.   Este afluxo de visitantes leva a ANEPC a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).   Integram este dispositivo os Corpos de Bombeiros da Covilhã, Seia, Manteigas, Gouveia, Loriga e São Romão, o Grupo de Resgate em Montanha, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e outras forças e meios qualificados para a execução de missões de proteção e socorro disponibilizados por entidades com especial dever de colaboração.   O dispositivo vai estar em prontidão entre dezembro e abril e conta diariamente com 26 elementos, um número que passa para 32 aos fins de semana e dias de maior afluxo.Estiveram presentes na sessão de apresentação o Presidente da ANEPC, Duarte Costa, o Comandante Nacional, André Fernandes, o Adjunto de Operações Nacional, Sérgio Trindade, o Comandante Regional do Centro, Francisco Peraboa, o Comandante da FEPC, José Realinho, entre outros representantes de diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil e concorrem para este Dispositivo.   A apresentação foi realizada pelo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca.
13.12.2024

Reunião do Conselho Nacional de Bombeiros

Decorreu esta sexta-feira, 13 de dezembro, pelas 10:00 horas, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, a 20.ª Reunião do Conselho Nacional de Bombeiros (órgão consultivo da ANEPC em matéria de bombeiros).   Da ordem de trabalhos constavam dois pontos: a discussão sobre a proposta de alteração à Portaria n.º 123/2014, de 19 de junho, que fixa as condições mínimas do seguro de acidentes pessoais dos bombeiros profissionais e voluntários, incluindo os limites de capital seguro e riscos cobertos e a discussão sobre a proposta de alteração à Portaria n.º 322/2021, de 29 de dezembro, na sua redação atual, que regula a composição e o funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).   A reunião, presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, contou com a participação dos representantes das entidades que integram o Conselho, nomeadamente da Liga dos Bombeiros Portugueses, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Direção-Geral das Autarquias Locais, da Escola Nacional de Bombeiros, do Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Nacional de Freguesias, da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.   O encontro contou, igualmente, com a participação do Presidente da ANEPC, Duarte Costa, da Diretora Nacional de Bombeiros, Susana Silva, e da Diretora de Serviços de Regulação e Recenseamento dos Bombeiros, Olga Morais, que secretariou a reunião.
12.12.2024

Lançamento da Coleção Filatélica Bombeiros de Portugal

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e os CTT Correios de Portugal lançaram esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, uma emissão filatélica dedicada aos Bombeiros de Portugal.   A história dos Bombeiros portugueses é uma das mais ricas e antigas do nosso país, são mais de 600 anos de história, repletos de feitos inigualáveis e, sobretudo, de uma entrega única à causa pública e à segurança e proteção dos cidadãos, do nosso património e do território.   Esta emissão é uma homenagem a todos estes homens e mulheres que diariamente estão na linha da frente no apoio às populações, nas mais diversas situações de emergência.   Para comemorar a sua missão foram lançadas três etiquetas: Combate a Incêndios Rurais, Incêndios Urbanos e Socorro a Vítimas.   A cerimónia de lançamento desta Coleção foi presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e contou a presença dos representantes das entidades parceiras: Escola Nacional de Bombeiros, Liga dos Bombeiros Portugueses, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários.
06.12.2024

Planos Distritais de Emergência em fase de consulta pública

Decorre de 9 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025 a fase de consulta pública das componentes não reservadas dos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil de Lisboa, Porto, Setúbal, Castelo Branco e Viseu. Tais planos destinam-se a fazer face à generalidade das situações de acidente grave ou catástrofe que se possam desenvolver no âmbito territorial e administrativo de cada distrito, definindo as regras de orientação para as ações de prevenção e resposta operacional, de modo a garantir a unidade de direção e comando, bem como uma adequada articulação e coordenação dos agentes de proteção civil e dos organismos e entidades de apoio.   Os referidos Planos encontram-se disponíveis para consulta, entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, podendo ser enviados contributos e sugestões para o endereço de correio eletrónico de cada Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da ANEPC, nomeadamente:   Lisboa – consulta pública entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Consulte aqui o PDEPC Lisboa. Envio de contributos para o Comando Sub-regional da Grande Lisboa: csrepc.glis@prociv.pt   Porto – consulta pública entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Consulte aqui o PDEPC Porto. Envio de contributos para o Comando Sub-regional da Região da Área Metropolitana do Porto: csrepc.amp@prociv.pt   Setúbal – consulta pública entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Consulte aqui o PDEPC Setúbal. Envio de contributos para o Comando Sub-regional da Península de Setúbal: csrepc.pset@prociv.pt   Castelo Branco – consulta pública entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Consulte aqui o PDEPC Castelo Branco. Envio de contributos para o Comando Sub-regional da Beira Baixa: csrepc.bbai@prociv.pt   Viseu – consulta pública entre 9 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. Consulte aqui o PDEPC Viseu. Envio de contributos para o Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões: csrepc.vdl@prociv.pt