Saltar para os conteúdos

Notícias e Comunicados

18.05.2025

Webinário Comunicação e Interação com os Media

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove, no âmbito do DECIR´25, o webinário "Comunicação e Interação com os Media", destinado à sua Estrutura Operacional, a elementos de Comando e responsáveis pelas relações públicas dos Corpos de Bombeiros, que lidam diretamente com a comunicação social.   O Webinário tem como objetivo sensibilizar para a importância da comunicação na área da proteção civil, bem como dotar os participantes de conhecimentos essenciais para uma interação eficaz com os meios de comunicação. A iniciativa visa otimizar o aproveitamento das oportunidades mediáticas em situações de emergência, garantindo uma divulgação clara, precisa e eficaz das informações ao público.   Datas: 20 ou 22 de maio | 21h00 às 22h30   Público-alvo: elementos de Comando e responsáveis pelas relações públicas dos Corpos de Bombeiros e elementos da Estrutura Operacional da ANEPC.   Inscrições: através do link abaixo ou do QR Code que aparece na imagem: https://forms.cloud.microsoft/e/hj3kWCT0u1   Participe !
13.05.2025

Operação Fátima 2025 mobiliza mais de 300 operacionais

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, acompanhada pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Manuel Moura, e pelo Comandante Nacional, Mário Silvestre, deslocou-se ontem, 12 de maio, ao Santuário de Fátima para acompanhar no terreno a Operação Fátima 2025.   A operação, coordenada pela ANEPC através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, decorre nos dias 12 e 13 de maio e tem como principal objetivo garantir a assistência e o socorro aos milhares de peregrinos que participam nas celebrações religiosas.   Mais de 300 operacionais integram o dispositivo, entre os quais, 170 bombeiros provenientes dos diversos Corpos de Bombeiros da Região (CB Voluntários de Abrantes, Alcanede, Almeirim, Azambuja, Benavente, Caxarias, Chamusca, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Minde, Ourém, Pernes, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Torrejanos e Vila Nova da Barquinha e CB Municipais de Alcanena, Alpiarça, Coruche, Santarém, Sardoal e Tomar).   A operação conta ainda com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Corpo Nacional de Escutas (CNE), da Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima, e das Unidades Locais de Saúde das regiões de Leiria e Médio Tejo, entre outras entidades civis e religiosas.   O Comando Operacional de todas as forças e entidades envolvidas é assegurado pela ANEPC, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), através do Posto de Comando Operacional (PCO), instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima, na Rua D. João Pereira Venâncio.   Estiveram também presentes na visita o Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Oliveira, juntamente com o Comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato.
09.05.2025

Operação Fátima 2025

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, aciona no próximo dia 12 de maio a “Operação Fátima 2025”.   Esta operação, com duração de 2 dias, tem como principal objetivo garantir a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.   A “Operação Fátima 2025” tem como missão reforçar a capacidade e rapidez de resposta dos dispositivos que integram o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Visa ainda assegurar uma coordenação institucional eficaz e permanente no âmbito das estruturas de proteção civil, garantir a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão dos meios e recursos de proteção e socorro, bem como antecipar necessidades de reforço especializado, através do pré-posicionamento de meios operacionais. Será adotada uma matriz de planeamento flexível, assente numa metodologia operacional que permita mitigar o impacto provocado pelo grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração.   Participam na operação mais de 300 operacionais, dos quais 170 provenientes dos diversos Corpos de Bombeiros da Região (CB Voluntários de Abrantes, Alcanede, Almeirim, Benavente, Caxarias, Chamusca, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Minde, Ourém, Pernes, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Torrejanos e Vila Nova da Barquinha e CB Municipais de Alcanena, Alpiarça, Coruche, Santarém, Sardoal e Tomar).   Concorrem igualmente para esta operação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE), entre outras entidades civis e religiosas, nomeadamente a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e as Unidades Locais de Saúde da Região de Leiria e Médio Tejo.   A ANEPC assegura o comando operacional de todas as forças e entidades integradas no dispositivo, no âmbito do SIOPS, através do Posto de Comando Operacional (PCO), instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima, na Rua D. João Pereira Venâncio.
28.04.2025

Interrupção da Rede Eléctrica Nacional

As autoridades nacionais estão a trabalhar desde o primeiro minuto, para assegurar a reposição de todos os serviços com a maior brevidade possível, de forma a minimizar o impacto para o país.   Estamos a acompanhar de perto a situação junto de todas as forças e serviços de segurança e autoridades competentes para apurar a origem do incidente.   Reforçamos que as autoridades estão a trabalhar de forma coordenada para minimizar os impactos desta interrupção da rede elétrica. Apesar da interrupção, ainda em curso, os nossos serviços estão a funcionar plenamente com o auxílio de fontes alternativas de energia.   Todas as operações essenciais estão a ser asseguradas, garantindo a segurança, a proteção e o bem-estar da população.   A situação está a ser acompanhada de perto e apelamos à tranquilidade e à colaboração de todos.   Recomendações à população: Respeite as orientações das autoridades no terreno; Reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária; Evite deslocações desnecessárias.   Aconselhamos a população a manter-se informada pelos canais oficiais, evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma.   A ANEPC informa que os seus sistemas de redundância estão a funcionar normalmente, permitindo que o sistema de comando, controlo e socorro funcione sem constrangimentos, garantindo a proteção e socorro às população.   Estamos a acompanhar a situação e a adotar os procedimentos que forem necessários, nomeadamente a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional.
23.04.2025

1.ª Reunião Ordinária de 2025 da CNPC

Decorreu hoje, dia 23 de abril, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, a 1.ª Reunião Ordinária de 2025 da Comissão Nacional de Proteção Civil.   Da reunião, presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, resultou (1) a aprovação da Diretiva Operacional Nacional n.º2 que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DON2/DECIR) 2025, (2) a DON que estabelece o Estado de Prontidão Especial (EPE) do Sistema Integrado das Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e (3) o Plano de Emergência Externo para o Risco de rotura da Barragem de Santa Luzia. A Comissão tomou ainda conhecimento da aprovação dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil dos concelhos do Funchal e da Ribeira Brava, da Região Autónoma da Madeira, e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do concelho da Ribeira Grande, da Região Autónoma dos Açores.   Por fim, no âmbito da 3.ª edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, foram nomeados os 2 membros do júri, de entre os Agentes de Proteção Civil presentes, designadamente, as Forças Armadas e o INEM.   Saiba mais sobre a Comissão Nacional de Proteção Civil aqui.
17.04.2025

Novo prazo para a limpeza de terrenos: 31 de MAIO

Foi prolongado até 31 de maio o prazo para os trabalhos de gestão de combustível. Este alargamento deve-se às condições meteorológicas dos últimos meses, que dificultaram os trabalhos no terreno e aumentaram a acumulação de vegetação — o chamado combustível.A limpeza de terrenos é essencial para proteger pessoas, casas e a floresta. Reduz o risco de incêndio e facilita a atuação dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.    Cumpra com as normas para a limpeza de terrenos (em zonas rurais ou florestais): À volta das casas, armazéns e outros edifícios isolados, deve limpar-se uma faixa com mínimo de 50 metros; Ao longo das estradas e caminhos, deve limpar-se uma faixa de 10 metros para cada lado; Corte das ervas, arbustos e árvores secas ou muito densas; As copas das árvores devem estar afastadas pelo menos 4 metros umas das outras e a 5 metros das casas; É obrigatório cortar os ramos das árvores até 4 metros de altura; Não deixe sobrantes no terreno — devem ser triturados, removidos ou queimados com autorização. Opte pela integração em compostagem. Se ainda não limpou o seu terreno, aproveite este novo prazo. Proteja-se. Proteja os outros.PORTUGAL CHAMA POR SI!Saiba mais em https://portugalchama.pt/gestao-combustivel/