Saltar para os conteúdos

Notícias e Comunicados

21.02.2025

Sessão de encerramento da 1.ª Winter School do projeto NERO

Decorreu esta manhã (21/02) a sessão de encerramento da 1.ª Winter School do projeto NERO (european Network on Extreme fiRe behaviOr) que durante dois dias reuniu na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, investigadores e operacionais com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos teóricos e práticos do comportamento extremo de incêndios.   Na sessão foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o workshop, no âmbito da reconstrução de alguns incêndios ocorridos em 2024. As reconstruções foram feitas com base na metodologia aprendida durante o workshop recorrendo a dados de satélite e da ANEPC.   O evento, transmitido para toda a estrutura da ANEPC, contou com a participação do Adjunto de Operações Nacional, Alexandre Penha, dos formadores e formandos do projeto, e do investigador do Centro de Estudos Florestais do ISA, Akli Benali.   Saiba mais sobre o projeto NERO aqui.
21.02.2025

ANEPC participa na 12.ª reunião do Grupo de Peritos SEVESO

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através da Divisão de Riscos e Ordenamento, juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, participou na 12.ª reunião do “Grupo de Peritos SEVESO”, que decorreu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Varsóvia, na Polónia.   O encontro reuniu representantes das autoridades competentes dos Estados Membros da União Europeia (UE) com o objetivo de discutir aspetos relacionados com a implementação da Diretiva SEVESO III, relativa à prevenção e controlo de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas. A par com esta reunião, realizou-se um seminário versando a temática dos instrumentos de gestão territorial como ferramenta de prevenção dos efeitos de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas e que visou promover o intercâmbio alargado de experiências, entre representantes dos Estados-Membros e da Comissão Europeia, acerca das oportunidades e desafios colocados à implementação da Diretiva, na sua compatibilização com o uso e ocupação do território.   A Diretiva SEVESO III, transposta para o direito nacional através do Decreto-Lei n.º 150/2015, tem como objetivo minimizar os riscos associados à utilização de quantidades elevadas de determinadas substâncias químicas perigosas em estabelecimentos de produção e de armazenagem, mediante a aplicação das medidas necessárias para prevenir os acidentes graves e para assegurar uma preparação e resposta adequadas, em caso de ocorrência desse tipo de acidentes.   Neste contexto, o “Grupo de Peritos SEVESO” assume-se como um fórum de intercâmbio regular de opiniões, experiências e boas práticas no domínio da prevenção, preparação e resposta a acidentes, fomentando a comunicação e troca de informações relevantes para a implementação global da Diretiva.  
19.02.2025

ANEPC acolhe a 1.ª Winter School do projeto NERO

No âmbito do projeto NERO (european Network on Extreme fiRe behaviOr), decorre de 18 a 21 de fevereiro, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, a 1.ª Winter School do projeto, com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos teóricos e práticos do comportamento extremo de incêndios, como a reconstituição dos incêndios utilizando dados de satélite e recolhidos por aviões. O evento está alinhado com a missão do projeto NERO de unir investigadores e operacionais na compreensão dos fatores que influenciam o comportamento extremo dos incêndios e a mitigação do risco de incêndios florestais.   No quadro do protocolo de cooperação entre a ANEPC e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), o Workshop é ministrado por seis formadores, de quatro países diferentes (Portugal, Espanha, Itália e Alemanha), incluindo dois formadores da EUMETSAT (organização europeia) e conta com 20 participantes de 16 países, entre os quais investigadores e operacionais.   O projeto NERO - "european Network on Extreme fiRe behaviOr” é uma uma ação COST, financiada pela Comissão Europeia, que visa o desenvolvimento da compreensão sobre os fatores que influenciam o comportamento extremo de fogo, aproximando investigadores e operacionais.   O que são Ações COST?   As Ações COST têm como principal desígnio promover a investigação sobre temáticas consideradas estratégicas, incentivando a cooperação entre os diferentes estados membros, mediante a constituição de parcerias e a constituição de redes.
17.02.2025

Sismo de 4,7 sentido em Portugal Continental

Hoje, dia 17 de agosto, pelas 13:24 (hora local), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a oeste do Seixal. Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento. A ANEPC relembra algumas das principais medidas de autoproteção em caso de sismo: https://www.aterratreme.pt/os-7-passos/   Sentiu o sismo? Pode reportar o mesmo no website do IPMA em https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/ 
14.02.2025

ANEPC participa no projeto EGIF da Fundação Pau Costa

A Unidade Especializada de Análise e Uso do Fogo (UE AUF) da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Chefe de Grupo, João Santos, e do Chefe de Brigada, Paulo Trindade, participa de 5 de fevereiro a 19 de março, no Chile, no projeto Equipas de Gestão de Incêndios Florestais (EGIF) da Fundação Pau Costa.   O projeto consiste no intercâmbio de experiências e conhecimento pela Corporación Nacional Forestal (CONAF) e é desenvolvido pela Fundação Pau Costa, através da criação de um quadro de formação para os seus bombeiros florestais e pessoal técnico.   O objetivo é capacitar os seus analistas de incêndios florestais, nacionais e regionais, de competências técnicas, colocando em prática diferentes abordagens, designadamente compreender, analisar e explicar o comportamento de um incêndio florestal, criando consenso sobre uma metodologia de análise baseada nas melhores práticas das organizações participantes. Para o efeito, são utilizadas como referência as orientações desenvolvidas no âmbito do projeto European Advance Fire Analisys Network em metodologias de análise on-site e remota.   Para além da FEPC constituem esta equipa técnicos da Fundação Pau Costa, do Grup de Reforç d'Actuacions Forestals (GRAF) dos bombers de la generalitat de catalunya e da Secretaría de Gestión de Riesgo Climático, Catastofres y Proteccion Civil de la provincia de Cordoba, Argentina.
14.02.2025

ANEPC promove Dia Aberto às Escolas e ao Público

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na sexta-feira, 7 de março, o dia aberto às escolas e ao público.   Durante este dia, das 10h00 às 17h00, as instalações da ANEPC, em Carnaxide, estarão abertas aos alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e ao público em geral, com uma exposição de meios e equipamentos operacionais dos Bombeiros e outros agentes e serviços de proteção civil, destacando-se sessões de demonstração cinotécnica, de busca e salvamento, de técnicas de desencarceramento, e outras ações de sensibilização no domínio da proteção civil.    A iniciativa insere-se no âmbito do programa comemorativo do 1 de março, Dia da Proteção Civil de 2025, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por Despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008, de 21 de fevereiro).   Por todo o país, durante o mês de março, os Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil assinalam a data, dinamizando, em parceria com as Associações Humanitárias de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e demais Agentes de Proteção Civil, atividades para públicos diversos, tais como simulacros, exposições e/ou jornadas de reflexão, apostando numa comemoração descentralizada, mais próxima do cidadão, sublinhando assim o papel crucial que o patamar local desempenha no sistema nacional de proteção civil e na coordenação de esforços entre todos os agentes de modo a enfrentar desafios cada vez mais complexos.   Em Portugal e no mundo, a efeméride visa sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.   HORÁRIO || DIA ABERTO ÀS ESCOLAS E AO PÚBLICO7 de março 10h00 – 12h30 14h00 – 17h00   TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL !