Saltar para os conteúdos

Setor da Água: Partilha de Boas Práticas de Resiliência

Numa organização conjunta da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decorreu, no dia 19 de novembro, no âmbito da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), nomeadamente do seu Grupo de Trabalho 4 (Resiliência de Operadores de Serviços Essenciais), uma Sessão Técnica de Partilha de Boas Práticas de Resiliência no Setor da Água.

 

Na sessão, para além da oportunidade de conhecer como a EPAL (na vertente do abastecimento) e a Águas do Tejo Atlântico (na vertente do saneamento) estão a gerir as suas interdependências e a assegurar a resiliência das suas operações, foi também possível perspetivar a posição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) nesta matéria, assim como conhecer o projeto Krítica, do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

 

Para além dos membros do Grupo de Trabalho 4 da Plataforma participaram também, presencialmente ou à distância, elementos das empresas do Grupo Águas de Portugal (AdP) e outras entidades gestoras do setor da água. A Eng.ª Telma Correia representou o Conselho de Administração da EPAL, a Eng.ª Alexandra Cristóvão, coordenou a organização do evento e a Dra. Isabel Pais representou a PNRRC/ANEPC. Participaram igualmente o Projeto Krítica, do SIS, o Eng.º Luís Simas, da ERSAR, a Eng.ª Elisabete Lopes Vale, da Tejo Atlântico, e o Dr. Marco Santos, da EPAL.

 

A sessão terminou com uma visita a uma galeria do Aqueduto das Águas Livres.