Redução do risco de catástrofes em discussão no Montenegro
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) encontra-se a participar na Plataforma Regional de Redução do Risco de Catástrofes da Europa e Ásia Central que hoje (8/11) termina em Budva, Montenegro.
Organizada de três em três anos (a anterior edição decorreu em 2021, em Matosinhos), a Plataforma Regional constitui-se como um veículo único para enfrentar os desafios regionais do risco de catástrofes, reunindo mais de meio milhar de representantes de 55 Estados da Europa e Ásia Central, bem como outras partes interessadas da sociedade civil e do sector privado, permitindo a partilha de conhecimentos e assumindo compromissos para reduzir o risco de catástrofes.
Para além da ANEPC, Portugal esteve também representado presencialmente por elementos do Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil e das Câmaras Municipais de Albufeira, Almada, Amadora, Cascais, Loulé, Matosinhos e Odemira.
Na sessão de abertura do evento, conduzida pelo Primeiro-ministro do Montenegro, Milojko Spajić, o Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, realçou o compromisso nacional com a construção da resiliência, exemplificando com o funcionamento ativo da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes.
De igual modo, na sessão de alto nível, moderada por Kamal Kishore, Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas, Duarte Costa teve oportunidade de intervir no segmento dedicado ao “Envolvimento inclusivo das partes interessadas”, destacando os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, como ferramenta de redução da vulnerabilidade de comunidades expostas ao risco de incêndios rurais”, e as orientações nacionais sobre a abordagem de públicos com necessidades específicos em contexto de zonas de concentração e apoio à população, como instrumento destinado a capacitar profissionais no sentido de garantir uma prestação de cuidados ajustada, em contexto de emergência.
A ANEPC marcou igualmente presença, com oradores, na sessão plenária sobre fortalecimento da governança, na qual Duarte Costa abordou as atividades desenvolvidas no quadro da Plataforma Nacional para Redução do Risco Catástrofes e da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Por sua vez, o Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos, Carlos Mendes, esteve presente no “Laboratório de Conhecimento sobre Secas, Calor Extremo e Incêndios Florestais, onde apresentou as transformações operadas em Portugal no âmbito da preparação, sensibilização e aviso à população em contexto do risco de incêndios rurais. Também o chefe da Divisão de Riscos e Ordenamento da ANEPC, Paulo Sacadura, interveio na sessão sobre “Empoderamento de Crianças e Jovens”, onde deu conta do trabalho desenvolvido em Portugal no âmbito da educação para o risco.
À margem da Plataforma Regional, o Presidente da ANEPC teve igualmente oportunidade de reunir com a diretora europeia do Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes, Natália Alonso Cano, por forma a apresentar o trabalho desenvolvido a nível nacional e a explorar vias para cooperação futura, no âmbito do fomento à construção da resiliência na região europeia.
Outra reunião bilateral teve lugar com Ane Laskoska, vice-ministra do ambiente e ordenamento do território da Macedónia do Norte, onde foram discutidas possibilidades de incrementar a cooperação mútua entre os dois países, em termos de capacitação e troca de conhecimento.
Mais informação sobre a Plataforma Regional pode ser encontrada em https://efdrr.undrr.org/