Saltar para os conteúdos

Operação Fátima 2025 mobiliza mais de 300 operacionais

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, acompanhada pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), José Manuel Moura, e pelo Comandante Nacional, Mário Silvestre, deslocou-se ontem, 12 de maio, ao Santuário de Fátima para acompanhar no terreno a Operação Fátima 2025.

 

A operação, coordenada pela ANEPC através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, decorre nos dias 12 e 13 de maio e tem como principal objetivo garantir a assistência e o socorro aos milhares de peregrinos que participam nas celebrações religiosas.

 

Mais de 300 operacionais integram o dispositivo, entre os quais, 170 bombeiros provenientes dos diversos Corpos de Bombeiros da Região (CB Voluntários de Abrantes, Alcanede, Almeirim, Azambuja, Benavente, Caxarias, Chamusca, Entroncamento, Fátima, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Minde, Ourém, Pernes, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Torrejanos e Vila Nova da Barquinha e CB Municipais de Alcanena, Alpiarça, Coruche, Santarém, Sardoal e Tomar).

 

A operação conta ainda com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Corpo Nacional de Escutas (CNE), da Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima, e das Unidades Locais de Saúde das regiões de Leiria e Médio Tejo, entre outras entidades civis e religiosas.

 

O Comando Operacional de todas as forças e entidades envolvidas é assegurado pela ANEPC, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), através do Posto de Comando Operacional (PCO), instalado no Colégio de São Miguel, em Fátima, na Rua D. João Pereira Venâncio.

 

Estiveram também presentes na visita o Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Oliveira, juntamente com o Comandante Sub-regional do Médio Tejo, David Lobato.