Saltar para os conteúdos

ANEPC participa no projeto EGIF da Fundação Pau Costa

A Unidade Especializada de Análise e Uso do Fogo (UE AUF) da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Chefe de Grupo, João Santos, e do Chefe de Brigada, Paulo Trindade, participa de 5 de fevereiro a 19 de março, no Chile, no projeto Equipas de Gestão de Incêndios Florestais (EGIF) da Fundação Pau Costa.

 

O projeto consiste no intercâmbio de experiências e conhecimento pela Corporación Nacional Forestal (CONAF) e é desenvolvido pela Fundação Pau Costa, através da criação de um quadro de formação para os seus bombeiros florestais e pessoal técnico.

 

O objetivo é capacitar os seus analistas de incêndios florestais, nacionais e regionais, de competências técnicas, colocando em prática diferentes abordagens, designadamente compreender, analisar e explicar o comportamento de um incêndio florestal, criando consenso sobre uma metodologia de análise baseada nas melhores práticas das organizações participantes. Para o efeito, são utilizadas como referência as orientações desenvolvidas no âmbito do projeto European Advance Fire Analisys Network em metodologias de análise on-site e remota.

 

Para além da FEPC constituem esta equipa técnicos da Fundação Pau Costa, do Grup de Reforç d'Actuacions Forestals (GRAF) dos bombers de la generalitat de catalunya e da Secretaría de Gestión de Riesgo Climático, Catastofres y Proteccion Civil de la provincia de Cordoba, Argentina.