Exercício de Emergências Radiológicas – CNER 2024
Decorreu de 12 a 14 de março um exercício de apoio à decisão, dividido em 2 módulos, que teve como cenário um acidente referente à dispersão de material radioativo numa área extensa do território nacional e com necessidade de controlo de produtos agrícolas e pecuários e de ações de remediação e de descontaminação. Baseado no exercício internacional INEX-6, promovido pela OCDE, através da sua Agência de Energia Nuclear, contou com a participação de cerca de 37 países.
Objetivos gerais do exercício:
- Exercitar acordos nacionais e internacionais para a fase de recuperação de uma emergência nuclear ou radiológica e identificar melhorias para aperfeiçoar a preparação nacional e internacional para a recuperação;
- Trocar experiências com outros países que conduziram e avaliaram um exercício INEX-6.
A nível nacional, decorrente deste cenário, foi ativada a Comissão Nacional para Emergências Radiológicas (CNER), órgão de aconselhamento presidido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a qual exercitou a componente de apoio à decisão, assente na necessidade de promoção de articulação entre as várias entidades com competências na matéria.
O módulo de Remediação e Descontaminação do exercício, decorreu no dia 12 de março, nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em Alfragide, e o módulo de Segurança Alimentar, decorreu no dia 14 de março, nas instalações da ANEPC, em Carnaxide.
Para além das entidades que integram a CNER (ANEPC, APA, DGEG, DGS, INEM, IPMA e IST), o exercício contou com a participação de várias entidades da administração central, entidades representativas de vários sectores da economia, das regiões autónomas, das forças de segurança e das forças armadas.