Saltar para os conteúdos

Curso de Avaliação de Danos Pós-Sismo

Terminou no dia 12 de julho a edição-piloto do curso sobre “Avaliação de Danos Pós-Sismo em Edifícios”, promovido pela Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes. O curso destinou-se a formar peritos em avaliação de danos que possam vir a integrar bolsas de peritos para fazerem a avaliação dos edifícios em termos de usabilidade, isto é, se têm possibilidade de recuperação ou se são para demolir. As bolsas de peritos são fundamentais em países de risco sísmico significativo, como Itália, Turquia, Estados Unidos ou México, entre outros.

 

O curso, que abrangeu cerca de 40 formandos, maioritariamente de Câmaras Municipais, surgiu no âmbito das atividades da Plataforma, em concreto do seu Grupo de Trabalho 2 (“Peritos em avaliação de danos pós-sismo em edifícios”), o qual integra algumas universidades nacionais de referência na área da engenharia sísmica, bem como elementos de ordens profissionais, de agentes de proteção civil, de Câmaras Municipais, da ANEPC e de outras entidades. A ação formativa dividiu-se entre componentes teóricas e trabalhos práticos, tendo sido ministrada por professores especialistas em Engenharia Sísmica do Instituto Superior Técnico, da Universidade do Algarve e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

No encerramento do curso, o Presidente da ANEPC, Duarte Costa, sublinhou o facto de se tratar de uma edição-piloto, de onde irão ser “extraídas as necessárias lições para a melhoria de futuros cursos a realizar”, uma vez que o objetivo é “levar este curso às zonas com maior risco sísmico, sempre com o foco na formação de técnicos municipais, pois sabemos que o nível local é sempre o primeiro a avançar, de acordo com o princípio da subsidiariedade”.