Saltar para os conteúdos

Pré-posicionamento de meios aéreos em Castelo Branco

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, visitaram hoje a Base de Apoio Logístico de Castelo Branco onde estão sedeados os 2 meios aéreos de combate aos incêndios rurais, registados como capacidades RescEU ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União.


Estes meios - uma parelha de aviões anfíbios Fire Boss – ficarão, até 31 de outubro, pré-posicionados em Portugal, para prestar assistência a qualquer país, quando as capacidades globais existentes a nível nacional se revelarem insuficientes para fazer face a situações extremas.


Estes meios envolvem um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, 75% financiados pela Comissão Europeia, e permitem que Portugal tenha, pela primeira vez e durante um período transitório, capacidades RescEU na área do combate aéreo a incêndios rurais.


Portugal associa-se a outros Estados-membros na criação deste tipo de capacidades que ascende, este ano, a um total de 28 meios, comprovando o espírito de solidariedade que existe na União Europeia.


Acompanharam a visita o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa, o 2.º Comandante Nacional, Miguel Cruz, o Comandante Regional do Centro, Francisco Peraboa, o Comandante Sub-regional da Beira Baixa, Pedro Nunes, o 2.º Comandante Sub-regional da Beira Baixa, José Neves, e o Comandante da Força Especial de Proteção Civil, José Realinho, entre outros representantes de diversas entidades do sistema de proteção civil.