Saltar para os conteúdos

Força Operacional Conjunta regressa de Valência

A Força Operacional Conjunta portuguesa que esteve em Valência (Espanha) a dar apoio à população afetada pelas inundações, regressou ontem, 20 de novembro, a Portugal.

 

A Força, chefiada pela Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, integrou elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Força Especial de Proteção Civil (FEPC), Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, Bombeiros Voluntários, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bem como militares dos três ramos das Forças Armadas. Durante uma semana, a FOCON, constituída por mais de 100 operacionais e 40 viaturas, apoiou a população de Valência, afetada pelas inundações em Espanha, em resposta ao pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

 

À chegada ao Regimento de Artilharia n.º5 (RA5), em Vendas Novas, foram recebidos pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, juntamente com Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, o Presidente do INEM, Sérgio Janeiro, o 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, e o Comandante da FEPC, José Realinho, entre outros convidados.

 

A Ministra da Administração Interna enalteceu o empenho e a coragem destes operacionais.

“Levaram em vós a solidariedade de todo o povo português. Deixaram a vossa família e amigos para, com a bravura que vos conheço, ajudarem os nossos vizinhos espanhóis a ultrapassar esta tragédia”. – Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.