Reunião da Comissão Nacional para Emergências Radiológicas
A Comissão Nacional para Emergências Radiológicas (CNER), órgão consultivo junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realizou ontem, dia 25 de fevereiro, a sua 20.ª Sessão Plenária, presidida pelo Presidente da ANEPC, José Manuel Moura.
Participaram na reunião representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Direcção-Geral da Energia e Geologia, Direcção-Geral da Saúde, Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Instituto Nacional de Emergência Médica, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Instituto Superior Técnico e do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.
Foi efetuado o balanço das atividades desenvolvidas em 2024 e o plano de ação a implementar para o biénio 2025/2026, no quadro da preparação e capacitação face a emergências radiológicas.
A CNER tem como competências, entre outras, assessorar a proteção civil nas ações de preparação para situações de emergência radiológica com potencial impacto em território nacional, promover a articulação entre as entidades com competências neste âmbito e promover a realização de exercícios e ações de formação entre as entidades com competências no domínio radiológico. Em caso de situação de emergência que afete ou possa vir a afetar zonas do território nacional, a CNER integra o Centro de Coordenação Operacional Nacional, com vista ao acompanhamento da situação e à correta informação do público.