Saltar para os conteúdos

Interdependências no Setor do Transporte Marítimo

A Administração do Porto de Lisboa (APL) acolheu nas instalações do Centro de Controle do Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa, no dia 17 de junho, uma sessão técnica dedicada ao tema “Interdependências no (sub)setor do Transporte Marítimo”, no âmbito do ciclo de partilha de boas práticas entre setores críticos prestadores de serviços essenciais.

 

A iniciativa foi promovida pelo Grupo de Trabalho 4 (GT4) da Subcomissão da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (SC-PNRRC), cuja coordenação no triénio 2024-2026 está a cargo da EPAL - representada pela Eng.ª Alexandra Cristóvão e pelo Eng.º Marco Santos - e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, representada pela Dra. Isabel Pais. A organização ficou sob responsabilidade da Direção de Negócio Portuário e Logística da APL, com coordenação do Comandante Mário Oliveira.

 

Durante a sessão, foram abordadas diferentes perspetivas sobre as interdependências críticas que caracterizam o setor portuário e o transporte marítimo, com intervenções das Direções de Negócio, Logística e Resiliência das infraestruturas da APL, que apresentaram a visão do Porto de Lisboa, bem como a Capitania do Porto de Lisboa/Autoridade Marítima, que desenvolveu o tema das interdependências entre infraestruturas e entidades críticas relacionadas com o setor marítimo.

 

A Yilport Liscont - Teminal de Contentores de Alcântara apresentou o “Projeto de Modernização da Infraestrutura Portuária - Resiliência e Interdependência nas acessibilidades terrestres ao Terminal de Contentores de Alcântara”, que se encontra em desenvolvimento.

 

A sessão encerrou com uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa, que despertou grande interesse tanto pelas suas funções operacionais e conteúdos técnicos quanto pelo seu valor arquitetónico.

 

📸 portodelisboa