Saltar para os conteúdos

8.ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está presente na 8.ª International Wildland Fire Conference, que decorre de 16 a 19 de maio no Porto, organizada localmente pela AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e que reúne mais de 1400 participantes de todo o mundo.

 

O Presidente da ANEPC integrou a sessão temática “Preparation & Prevention” dedicada a iniciativas que reduzam a exposição e vulnerabilidade a incêndios na paisagem e também contribuam para as melhores práticas de segurança a nível comunitário. Duarte da Costa salientou a importância da integração do conhecimento e das responsabilidades, a continuidade das políticas adotadas, a especialização e a colaboração no contexto da prevenção e supressão. O Presidente referiu ainda a necessidade de alteração das mentalidades no sentido de focar a atenção na implementação de medidas e ações de prevenção através da promoção de uma cultura informada do risco e da redução das ignições, para melhor proteção das comunidades.

 

A participação da ANEPC nesta iniciativa compreende ainda a realização do workshop “Innovation in fire analysis methodologies and operational decision support: A co-creation process”, da responsabilidade do Adjunto de Operações do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, Alexandre Penha, do Adjunto de Comando da Força Especial de Proteção Civil, Fábio Silva e do Investigador do Instituto Superior de Agronomia, Akli Benali. O workshop tem como objetivo demonstrar como a decisão operacional, nos seus vários níveis territoriais, é suportada pela análise do potencial comportamento de incêndio, efetuada antes, durante e após um incidente. Neste contexto, são apresentadas três componentes: o processo de decisão operacional de nível nacional, as metodologias de análise de incêndio, e os processos de cocriação científica desenvolvidos para apoiar a tomada de decisão.

 

A ANEPC apresenta igualmente dois pósteres, um da autoria de Fábio Silva com o tema “Fire Analysis Cell - Portuguese methodology for operational decision support in wildfires management” e “A web-based operational wildfire monitoring and decision-support tool - FEB Monitorização (FM)” com coautoria de Alexandre Penha, Fábio Silva e do Chefe de Célula Carlos Mota, sendo apresentado por Eduardo Marques do Grupo de Análise e Uso do Fogo da Força Especial de Proteção Civil.

 

A ANEPC tem ainda um stand disponível no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde decorre esta conferência internacional.