Saltar para os conteúdos

Operação Fátima 2023

A “Operação Fátima 2023” começou às 8:00 de hoje e termina às 18:00 de sábado, estando preparado um dispositivo de socorro e assistência aos peregrinos que acorrem ao Santuário nos dias 12 e 13 de maio.

  • O dispositivo, coordenado pela ANEPC, integra 350 elementos de várias entidades, de entre as quais Corpos de Bombeiros, Força Especial de Proteção Civil, GNR, INEM, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, Cruz Vermelha Portuguesa e Corpo Nacional de Escutas.

Para apoio ao evento, que se espera venha a acolher mais de 300.000 pessoas, foi preparada capacidade de intervenção no que respeita a combate a incêndios, socorro na área da emergência pré-hospitalar, apoio sanitário aos peregrinos, instalação e operacionalização de um hospital de campanha do INEM e a instalação de uma área de apoio de serviços em alimentação, descanso e higiene, combustíveis.

Nesta operação, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo da ANEPC irá testar algumas valências, meios e tipologias de operação tendo em conta a prevista deslocação do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa no início de agosto.