Saltar para os conteúdos

Portugal apoia Canadá no combate aos incêndios

Portugal enviou para o Canadá esta quarta-feira, dia 14 de junho, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) de 140 operacionais para apoio no combate aos incêndios florestais que afetam o país.

 

A Força integra elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, de elementos dos Corpos de Bombeiros Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

 

A missão é chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Armando Silva.

 

Presentes na partida da Força estiveram, entre outros, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, o Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, o Presidente do INEM, Luís Meira, o Comandante Nacional, André Fernandes, e o Comandante da FEPC, José Realinho.

 

O Ministro da Administração Interna recordou as recentes missões das forças portuguesas na Turquia e no Chile e referiu-se ao Canadá como um país unido a Portugal por laços históricos, sociais e culturais onde vive mais de meio milhão de portugueses e lusodescendentes.

 

Esta missão decorre do pedido de assistência internacional que o Canadá efetuou, estando a resposta portuguesa integrada no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.