Saltar para os conteúdos

Sismo na Turquia e Síria – Portugal envia Missão

Portugal enviou para a Turquia uma Força Operacional Conjunta de 52 elementos que irá participar nas operações de socorro na sequência do sismo que afetou o sudeste da Turquia e o norte da Síria.

 

Esta força é composta por operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica, com valências nas áreas de busca e resgate em estruturas colapsadas. A Força  transporta 13 toneladas de material e integra equipas cinotécnicas com 6 cães especializados em operações de busca e de salvamento.

 

A missão decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. 19 Estados-Membros da UE (Áustria, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia , Eslovênia e Espanha), juntamente com a Albânia e Montenegro, disponibilizaram o envio de equipas em coordenação com o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (ERCC) da UE e as autoridades turcas.