A Autoridade
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil é um serviço central da administração direta do Estado, sob tutela do Ministério da Administração Interna, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
A ANEPC integra a Força Especial de Proteção Civil, corpo de intervenção especializado na proteção e socorro em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe.
A ANEPC tem um serviço central localizado em Carnaxide, onde funciona o Comando Nacional, 5 Comandos Regionais e 24 Comandos Sub-regionais, e, em 2023, um mapa de pessoal de 1530 trabalhadores e um orçamento de 145 milhões de euros.
MISSÃO
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem como missão:
- Planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de proteção civil no território continental;
- Articular e coordenar a atuação dos agentes de proteção civil e entidades que desenvolvem ações em matérias de emergência e de proteção civil;
- Assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais de planeamento civil de emergência;
- Executar a política de cooperação internacional do Estado Português no domínio da proteção civil.
VISÃO
Fortalecer a nossa cultura organizacional, afirmar a instituição como referência na sociedade portuguesa e comunidade internacional, privilegiar o conhecimento como vetor transformador e a sua comunicação como instrumento estratégico, procurar a excelência no serviço aos cidadãos e ao País.
VALORES
- Colaboração
- Participação
- Conhecimento
- Transparência
- Responsabilidade
- Governança