Apoio às populações
Zonas de Concentração e Apoio à População
O alojamento temporário de emergência é uma valência do apoio psicossocial em emergência, essencial para proporcionar ao cidadão individual e às famílias um local seguro para permanecerem, antes, durante e após um acidente grave ou catástrofe, onde é igualmente assegurada a sua alimentação e apoio psicológico de emergência.
Desde 2020 até à presente data foram ministradas mais de 200 horas de formação teórica e outras tantas de Exercícios LIVEX:
- Nos 18 distritos do Continente
- Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
- A mais de 5.000 profissionais de várias entidades: Municípios, Segurança Social, Corpos de Bombeiros, Forças de Segurança, Forças Armadas, Cruz Vermelha Portuguesa, IPSS, entre outras.
Deste trabalho sistemático têm sido retiradas aprendizagens que permitem, passados 4 anos, apresentar uma versão revista e melhorada do Manual Técnico para a Instalação e gestão de Zonas de Concentração e Apoio à População (2020), com os contributos e lições aprendidas recolhidos junto dos interventores.
Assim, o Caderno Técnico PROCIV #32 “Instalação e gestão de Zonas de Concentração e Apoio à População” disponibiliza informações sobre:
- Principais objetivos e conceitos no acolhimento de emergência
- Planeamento, preparação, ativação e gestão das ZCAP
- Aplicação de Primeiros Socorros Psicológicos
- Ferramentas de planeamento [antes da ocorrência], de gestão dos utilizadores e da informação recolhida
No decurso do funcionamento de uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) poderão ser admitidos utilizadores com necessidades específicas de apoio. A ZCAP deve, por isso, atender às necessidades específicas de todos os utilizadores, sendo que para todos deve ser garantido igual acesso aos programas, serviços e atividades oferecidas.
O principal objetivo destas Guidelines (2022) será assumir-se como uma ferramenta de trabalho ágil que permita ao profissional da ZCAP identificar quais as principais características e necessidades de cada um destes perfis de utilizadores para garantir uma prestação de cuidados ajustada, em contexto de emergência.
Este documento foi elaborado pela ANEPC, em estreita colaboração com o Instituto da Segurança Social, com o Instituto Nacional de Reabilitação, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e com a Direção-Geral da Saúde, e conta com o patrocínio da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes.